Hoje vamos preparar o molho bechamel clássico, ele serve como base na cobertura das massas.
Vamos utilizar os seguintes ingredientes:
- 1 litro de leite
- 1/2 cebola, 1 folha de louro e dois cravos da índia
- 50gr de farinha de trigo
- 50 gr de manteiga
- sal
- pimenta do reino
- noz moscada
Vamos iniciar colocando o leite para aquecer. Neste leite vamos colocar a cebola piquet. Corta-se uma abertura na cebola sem separar o outro lado. Coloca-se uma folha de louro e dois cravos da índia. Essa cebola deve ferver com o leite. Quando o leite estiver bem quente, vamos retirar a cebola.
Vamos então preparar o roux. O Roux é uma mistura de manteiga com a farinha. O objetivo desta mistura é espessar os molhos. Nós vamos refogar lentamente essa farinha na manteiga para que a farinha cozinhe nessa gordura. Quando a farinha cozinhou na própria manteiga nós vamos começar a acrescentar o leite. Retire um pouco do fogo para interromper o calor. Vamos começar agora a acrescentar o leite no roux, mexendo. Parece que vai empelotar, mas é este o processo, no final dá certo. Retire do fogo sempre que necessário e acrescente leite. Levantou fervura, está pronto o molho. É essa a textura específica para massas.
Agora neste momento vamos coar. Assim você pode ver bem qual é o ponto e a textura do molho. Se você quer um molho ainda mais cremoso, acrescente três colheres de nata fresca nesta preparação.
A partir do molho bechamel clássico, é possível fazer várias combinações com ingredientes diferentes. Vou apresentar para vocês algumas opções. Para as outras preparações com o molho bechamel, você precisará de:
- tomates secos
- funghi
- gorgonzola
- brócolis
Molho bechamel com tomate seco
Vamos começar preparando o molho com tomate seco. É só acrescentar para um litro do molho bechamel, 180gr de tomate seco picado. Aqueça um pouco o molho sempre mexendo e está pronto!
Molho bechamel com funghi seco
Essa é a preparação do molho bechamel com funghi seco. Pega-se o funghi, coloca-se na água durante uma hora. Quando ele estiver macio corta-se em pequenos cubos e refoga-se na cebola durante alguns minutos até atingir essa textura aqui. Vamos deixar por alguns minutos para que o molho incorpore o sabor do funghi e está pronto!
Molho bechamel com brócolis
Vamos preparar brócolis com bechamel. É necessário um maço de brócolis cozido no vapor e um litro de molho bechamel. É só picar o brócolis bem miudinho e colocar no molho quente.
Molho bechamel com queijo gorgonzola
Vamos fazer o molho de gorgonzola. Para um litro de bechamel, coloque 150gr do queijo gorgonzola com o molho quente. Mecha por alguns minutos para o queijo desmanche levemente, mas é bom que permaneça com alguns pedaços no molho para ter uma textura interessante. Nesta preparação você pode colocar como opção, nozes picadas, uma colher de sopa mais ou menos.
Hoje nós aprendemos diversas forma de prepara o molho bechamel com diferentes ingredientes. É importante lembrar que se você usar queijo nessas preparações, tenha cuidado com o sal. Esses molhos você poderá usar com diversas massas da Pavioli como o espaguete, talharim, o ravioli, capeletti, lasanha e canelone. Por hoje é só, e até a próxima!